O conhecimento se dá atavés da interação do indivíduo com o mundo, em constantes processos de assimilação, acomodação e reorganização de dados.
Piaget mostra que o desenvolvimento se dá através da relação do aluno com o meio em que vive, o conhecimento é construído a partir da ação do sujeito sobre o objeto. Conhecer algo não significa parafrasear a realidade, o sueito deve ser capaz de observar e modificar o objeto, fazendo parte e compreendendo como se realizou todo o processo.
Para estimular o desenvolvimento dos alunos, deve-se considerar a individualidade e respeitar os níveis de desenvolvimento no que se refere a assimilação dos esquemas de elaboração mental.
O professor, no papel de orientador, deve apresentar atividades estimulantes para que o próprio aluno descubra os caminhos que o levam a ser mais criativo, conhecedor, participante e transformador da sua realidade.
A proposta piagetiana não estabelece métodos de ensino, mas elabora uma teoria de conhecimento, suas investigações são utilizadas em áreas como Psicologia, Pedagogia e Didática.
6 comentários:
Ótimo artigo, bebê!!
Continue postando nessa área que ajuda muito o pessoal em pesquisas.
Bjos
Oi, Gabriella. Obrigada pela visita. Fico feliz que tenha gostado do Banho de Gato e agradeço a sua indicação. Seu blog já está devidamente linkado no meu e, aproveitando que sua área de atuação é conhecimento e ensino, olhe lá a campanha da ABI sobre o uso da vírgula que postei. Parabéns pela Clarice, que é muuuito fofa. Bj.
Blog super cabeça hein !!! gostei.
Bjos
Olá, Gabriella
Adorei esse texto, estou fazendo segundo ano de Pedagogia, incrivel o processo de desenvolvimento cognito do ser humano...q pena q os pais e a sociedade nao conhecem as teorias, principalmente de Pieget, talvez teriamos uma sociedade mais humana, e respeito maior pela Diversidade.
beijos, Rosani
Oi Gabi!???
Bom post!
Sempre é tempo... nunca é tarde para mais conhecimento e aventura!
Um super Beijo
Eu tentei comentar este texto, mas Piaget me cansou muito em uma determinada época.
Beijão do amigão
Postar um comentário