quarta-feira, 16 de julho de 2008

Trovadorismo


A primeira forma de expressão literária da nossa língua foi o Trovadorismo, entre os séculos XII e XV.
Portugal estava vivendo o início do período de paz após as lutas contra os mouros e as Cruzadas, além do declínio do sistema feudal e a forma encontrada para transmitir o pensamento da época foi a produção literária.
Os trovadores (de trouvère- achar), pois diziam que os trovadores achavam suas canções, usavam liras, violas, cítaras e harpas para tocá-las, uma vez que eram músicos e suas poesias eram feitas para ser cantadas.
O primeiro texto escrito em português foi criado no século XII (1189 ou 1198) era a “Cantiga da Ribeirinha”, do poeta Paio Soares de Taveirós, dedicada a D. Maria Paes Ribeiro, a Ribeirinha. As poesias trovadorescas estão reunidas em cancioneiros ou Livros de canções, são três os cancioneiros: Cancioneiro da Ajuda, Cancioneiro da Vaticana e Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa (Colocci-Brancuti), além de um quarto livro de cantigas dedicadas à Virgem Maria pelo rei Afonso X, o Sábio. Surgiram também os textos em prosa de cronistas como Rui de Pina, Fernão Lopes e Eanes de Azuraram e as novelas de cavalaria, como A Demanda do Santo Graal.



Tipos de Cantiga
Cantiga de Amor- quem fala é um homem para uma mulher da nobreza, geralmente casada, o que impossibilita o relacionamento entre os dois. Como o amor é mantido em segredo, o homem nunca diz o nome da amada e os refrões são usados para demonstrar a falta de palavras de um enamorado torturado pelo seu amor impossível.
Cantiga de Amigo- o poeta fala como uma mulher pobre que se sente infeliz por ter sido abandonada ou por não ter um amigo (namorado). A donzela fala sobre seus sentimentos com a mãe, a irmã, as amigas, o rio, as árvores, etc. É o retrato da vida no campo e do dia a dia nas aldeias medievais.
Cantigas de escárnio e de maldizer- ridicularizavam as pessoas e os costumes da época.
As cantigas de escárnio são críticas, utilizando sarcasmo e ironia, feitas de modo indireto, algumas usam palavras de duplo sentido.
As de maldizer, utilizam uma linguagem mais vulgar, referindo-se diretamente a suas personagens, com agressividade e com duras palavras.
As Novelas de Cavalaria- surgiram para falar dos sentimentos e coragem dos cavaleiros, além de incorporar diversoas elementos da mitologia céltica.A história mais conhecida é A Demanda do Santo Graal, a qual reúne dois elementos fundamentais da Idade Média quando coloca a Cavalaria a serviço da Religiosidade. Outras novelas que também merecem destaque são "José de Arimatéia" e "Amadis de Gaula".

5 comentários:

Wallace Campos disse...

Que massa, bebê!!
Adorei!!!

Francine Esqueda disse...

Otimo passar aqui... sentir a intensidade da aula, de cada palavra... Máteria do 3 bimestre para minha patota do segundo grau!
É isso ai!!!
OBRIGADA PELA SIMPÁTICA VISITA!!
... Fico sempre te esperando de braços abertos...
Tenha um bom dia!!!

Huã Galego-Português de Grã Ualor disse...

Hé de grã ualor q'apreciu aquestre mensaxe. Huã visitaçõ à actividade q'hé predominante en aquestre nostro Condado Portucalense. Hé de ualor se havedes posto más informaçõs come aquesta. Se quiserdes, visitai mio belogue, que hé sobre hu Condado Portucalense e discussõ de su quotidiano. Bem haja

Galego-Portugues de Grã Ualor disse...

Aqui hestá mio link.

Huã Galego-Português de Grã Ualor disse...

http://galaico-portugues.blogspot.com