sábado, 19 de julho de 2008

Quem é o “bom professor”?

Nos dias 24 de novembro e 1º de dezembro de 2007, ministrei um curso de formação continuada a professores na Associação de Apoio ao Menor e Assistência Educacional (AAMAE), de Campos Gerais, Sul de Minas Gerais, minha cidade natal.

Em dado momento, a dinâmica do curso levou-nos a indagar sobre a figura do “bom professor”. Nesse passo, utilizando o livro Representações e reflexões sobre o ‘bom professor’, de Mary Rangel (7. ed. Petrópolis: Vozes, 2004), li, na página 10, a seguinte representação: “O bom professor é aquele que não dá aula. Ele constrói a aula com o aluno.” Mantive comigo o teor dessa frase, mas ofereci às participantes o mote “O bom professor é aquele que não dá aula....”, sugerindo que elas completassem a frase. Meu intuito foi o de captar como aquele grupo de profissionais da educação concebem-se a si mesmas, em particular suas concepções teórico-metodológicas sobre o exercício efetivo da docência em sala de aula, momento importantíssimo na condução do processo ensino-aprendizagem.

Após terem feito suas frases, as mesmas foram socializadas e debatidas por todos, o que contribuiu, e muito, para a nossa reflexão e para o incremento de nossa ação junto àqueles a quem atuamos.

No encerramento da atividade, solicitei autorização das autoras das frases para publicá-las, razão pela qual, a seguir, coloco-as tais quais me foram passadas. São ricas de sentido e dão margem a um pensar sobre como pensamos que deve ser a aula de um professor e de uma professora que podem ser considerados ‘bons’.

“O bom professor é aquele que não dá aula sem prepará-la” (Andréia)
“O bom professor é aquele que não dá aula. Ele constrói a sua aula de acordo com os conhecimentos que recebe de seus educandos” (Eunice).
“O bom professor é aquele que não dá aula só para passar o conhecimento, mas pelo amor à educação” (Fatinha).
“O bom professor é aquele que não dá aula, e, sim, aquele que produz a aula de acordo com a realidade de seus alunos” (Janaína).
“O bom professor é aquele que não dá aula, mas aquele que procura dar o melhor de si aos seus alunos para prepará-los para a vida, ou seja, para o mundo” (Keila Cristiano).
“O bom professor é aquele que faz uma sondagem (diagnóstico) dos alunos e, depois, planeja através dos relatos para desempenhar um produtivo trabalho” (Leonilda).
“O bom professor é aquele que não dá aula, mas aquele que está sempre em busca do conhecimento” (Maria Auxiliadora).
“O bom professor é aquele que não dá aula... É aquele que procura interagir com os alunos, propondo uma maneira criativa e prazerosa dentro da sala, cultivando em cada criança o prazer pelo aprender” (Maria do Carmo).
“O bom professor é aquele que não dá aula; ele a prepara e transmite” (Mercês).
“O bom professor é aquele que não dá aula sem conhecer o conteúdo (conteúdo de acordo com a realidade dos alunos)” (Neide).
“O bom professor é aquele que não dá aula sem conhecimento e sem preparo” (Simara).
“O bom professor é aquele que não dá aula, mas aquele que ajuda o próximo a conhecer o ‘mundo’” (Sueli Silva).
“O bom professor é aquele que não dá aula, mas mostra a realidade na maneira de sermos para agirmos intensamente hoje” (Valéria Camondá).
“O bom professor é aquele que não dá aula, mas, sim, aquele que trabalha como um intermediário entre o conhecimento e o educando, pois ele não só ensina, mas aprende” (Vera).

Uma riqueza de representações críticas, não? Creio que a prática dessas profissionais também vai na mesma direção da qualidade a que se referem em suas falas, pois essas profissionais formaram um grupo de estudo entusiasmado, em quem o brilho nos olhos dizia que faziam e sofriam a educação pelo compromisso social que ela implica e pela possibilidade que ela oferece de fazer com que meninos e meninas, homens e mulheres se humanizem por meio da escolarização.

Ao querido grupo de professoras, meu muito obrigado pela generosidade dos pensamentos compartilhados e sucesso nessa árdua tarefa que é a de educar para um mundo melhor do que aquele que encontramos quando viemos à existência.

Por Wilson Correia
Colunista Brasil Escola

O artigo acima foi retirado do site Brasil Escola , nele não encontrei apenas meras teorias, mas algo que pode ser facilmente praticado pelos profissionais da área de educação.
Na minha opinião, o bom professor é aquele que não dá aula, mas forma consciências críticas e busca a permanente construção de si mesmo e dos demais.
E para você?
Responda comentando a postagem.

5 comentários:

Sonia Regly disse...

Parabéns pelo curso, lindo seu Post!!!! Precisamos de professores assim, comprometidos com a Educação.Obrigada por me visitar.Beijinhos.

Sonia Regly disse...

Hoje vou segurar mimha filha para linkar vc e o Wallace, ok?? É horrível depender dos filhos, eles têm a vida deles e nós ficamos aguardando a disponibilidade deles.

Rui Carlo disse...

Oi Gabriella, vc nem imagina como é bom ter vc por perto... tnho lido muito vc, e pretendo utilizar alguns de teus extos, com referencia è claro à autora e ao blog, em minhas aulas de Flosofia da Educacao..
Te acho "inspecial" e me alegro quando vejo que vcme leu, pq teus comentarios me entram como ânimo

Sonia Regly disse...

Gabriella deixei um selinho de presente para vc, lá no meu Blog.

Sonia Regly disse...

Parabéns pelo Blog.Está muito lindão!!!!! Têm postagem nova, apareça por lá.Beijinhos.