terça-feira, 29 de julho de 2008

O desafio da educação


Antigamente ninguém sequer discutia o assunto. Criança não sabia nada, portanto, deveria aprender. E cabia aos adultos ensinar-lhes. Quando a criança fazia algo errado, como por exemplo, respondia mal a um adulto, ou agredia um colega, não fazia o dever de casa, não havia dúvida, lá vinha um castigo – muitos até batiam!
Com as mudanças ocorridas no século XX no que diz respeito às relações humanas e também na questão da educação, as pessoas foram aprendendo a respeitar as crianças, entendendo que elas têm sim querer, gostos, aptidões, e até indisposições, como nós adultos.
Com isso muita coisa melhorou na relação pais e filhos. O relacionamento ficou mais autêntico e menos autoritário. O poder absoluto dos pais foi substituído por uma relação mais democrática. O entendimento cresceu, porém as coisas não aconteceram assim, de forma tão fácil e harmoniosa.
Muitos pais têm tido dificuldades em educar seus filhos, nas novas teorias pedagógicas onde o importante e a relação fraterna, amiga e harmoniosa entre pais e filhos, educar para a vida sem autoritarismo, mas com muito amor.
Pais e mães vêem-se em sérias dificuldades ao tentarem colocar em prática uma educação diferente daquela que estávamos acostumados, onde criança não tinha querer, e acabam permitindo muitas coisas e deseducam seus filhos. Como saber a hora de dizer sim e a hora de dizer não? Negar alguma coisa para os filhos parece um crime, um ato autoritário, um modelo antiquado de educar. Em verdade no afã de se atender as novas idéias da pedagogia e da psicologia, os pais perderam um pouco o rumo, quiseram tanto acertar – que acabaram errando.
É fundamental acreditar que dar limites aos filhos é iniciar o processo de compreensão e apreensão do outro, ninguém pode respeitar o outro se não aprende quais são seus limites, e isso inclui aprender que na vida nem tudo que se deseja pode ser feito. É necessário que a criança compreenda a idéia de que poderá fazer muitas coisas, a maioria do que deseja, mas nem tudo e nem sempre. Essa diferença é sutil, mas fundamental. Entre satisfazer o próprio desejo e pensar no direito do outro, muitos tendem a satisfazer o seu próprio desejo, mesmo que isso prejudique alguém.
Precisamos compreender que dar limites não é bater nos filhos para que eles se comportem pois só atesta nossa falta de controle, de argumentos e incapacidade de resolver uma situação ou fazer só o que nós, pais ou mães, queremos ou estamos com vontade de fazer. Compreender que uma criança no restaurante às 10h da noite, dormindo na mesa e os pais querem que ele se comporte, não será possível. Ser pai é sacrificar-se, abrir mão...
Dar limites é ensinar que existem outras pessoas no mundo, é fazer as crianças compreenderem que seus direitos acabam onde começam os dos outros e ainda dizer “sim” sempre que possível e “não” sempre que necessário. Mostrar que algumas coisas podem ser feitas e outras não e ensinar a tolerar pequenas frustrações no presente para que, no futuro, os problemas da vida possam ser superados com equilíbrio e maturidade. Evitar que seu filho cresça achando que todos no mundo têm de satisfazer seus mínimos desejos. Ter autoridade, respeito, ouvir, mas se preciso, agir de forma mais dura.
Educar envolve um novo desafio a cada dia.
Cuidemos de nossos filhos, amemo-los, sabendo dar-lhes o espaço para que seja criança em sua época, saudável e feliz, certos de que estaremos assim semeando benção para o nosso Planeta, em razão da forma como encaminhamos nossos filhos!

Para saber mais:
Desafios da Vida Familiar, Raul Teixeira
Constelação Familiar, Divaldo Pereira Franco
Fonte:http://www.mundoespirita.com.br/index.php?act=conteudo&conteudo=2340

14 comentários:

LaíS Rojas disse...

mto bom seu blog....

Francine Esqueda disse...

Nossa!!! Estou escrevendo um texto exatamente sobre isto... Acho que os pais têm como obrigação educar seus filhos, dedicar-lhes atenção, ensinar o significado de dignidade e caráter, o respeito aos mais velhos, boas maneiras e o bom senso. Isso a escola não consegue explicar...
Vou reler e concluir outras ideias para acrescentar no meu texto! Valeu amiga!!!!!!!!!

Carol Timm disse...

Gabi,

Vou tentar publicar meu selinho este findi.

Beijos,
Carol

Sonia Regly disse...

Gostei muito do seu texto.Parabéns!!!1Têm um interessante post sobre a Flávia,vivendo em com há 10 anos. Apareça por lá e divulgue também essa luta!!!!!

Rui Carlo disse...

Tenho duas adolescentes, que depois do divórcio vieram morar comigo... Sei muito bem o que vc está dizendo, embora muitas pessoas que moram na mesma cidade que eu não entendem e acham que os pais devem ser autoritários e "donos da verdade" e não percebem que com este tipo de postura fecham os canais de comunicação e criam barreiras, muitas vezes intransponíveis, entre eless e seus amados filhos...
Digo que não posso tomar decisoes por elas, mas que isso não quer dizer que aprove ou recomende que tomem tais e tais atitudes, mas que estarei ali quando quebrarem a cara - e estou...
Isso me deu belas surpresas que não cabem aqui...
A escola assume a função social da família no que concerne à preparação do trabalho, mas nunca no que diz respeito ao amor incondicional

Unknown disse...

Oi Gabri!
Faz um tempo que não venho aqui e quando venho me deparo com um texto brilhante sobre um assunto que adoro: Educação.

É de conhecimento de todos a importância dos limites às crianças, todos sabem, mas poucos educam seus filhos assim. EM minha casa enfretamos um verdadeiro dilema com meu sobrinho. MInha cunhada é do tipo que libera geral, não há limites, obrigações, deveres.. NADA. Tudo em nome do carinho e amor que ela lhe dá. Ela não compreende que amor não é só carinhos e beijinhos e tem uma dificuldade absurda de dizer "não", de punir, de castigar, de repreender quando se faz necessário. Em contra partida, meu irmão é do tipo que limita e educa, as vezes até com certo exagero. Resultado: uma criança confusa. Coisas da vida. Bem queríamos, fosse diferente,mas...

Bem, me aloguei e acabei postando no lugar de comentar.
Beijinhos.


PS:Vi uma indicação p/ um texto de Divaldo Pereira Franco no fim do texto. Vc é espiríta Gabri?

Carol Timm disse...

Gabi,

finalmente publiquei o lindo Selinho que ganhei de você lá no blog.

Eu ando numa grande correria, mas fico feliz de estar aumentando meu círculo de amigos.

Beijos e obrigada pelo carinho!
Carol

Sonia Regly disse...

OI!!! Gabriella,
Têm postagerm nova lá no Blog.Apareça por lá, ok???Beijinhos.

Sonia Regly disse...

TÊM um NOVO selinho para vc lá no meu Blog.Vc MERECE!!!!!!Beijinhos.

Sonia Regly disse...

TÊM postagem nova ,apareça por lá !!!Te aguardo.Beijos.

Rosani disse...

Olá!Gabriella

Parabéns pelo seu texto, eu gostaria de lhe enviar um documentário sobre o sistema, algo fora do comum.
Meu e-mail é nauar40@hotmail.com, me envia seu e-mail através do meu, pra envia-lhe o documentário.

beijos,

O Profeta disse...

Ai quem me dera agitar o tempo
Atirar a mágoa à voragem da noite
Arrancar as raízes ao pensamento
Sentir a paz que uma lagoa acolhe


Boa férias


Mágico beijo

Sonia Regly disse...

Querida Amiga,
Para nós que somos Educadoras,Têm um post falando sobre a vioLência dos jogos eletrônicos, um caso a se pensar.

Leonor Cordeiro disse...

Oi Gabriella !
Finalmente voltei...
Obrigada pelos comentários e pelo carinho.
Mil beijinhos!!!