Uma das habilidades relacionadas à leitura refere-se ao conhecimento do gênero textual ou gênero discursivo.
É importante desenvolvermos a consciência de como a linguagem se articula em ação humana sobre o mundo, constituindo-se assim em gênero textual. A formação de um leitor crítico envolve o conhecimento das relações sociais, formas de conhecimento veiculadas por meio de textos em diferentes situações de interação, a interação escritor-texto-leitor, a pluralidade de discursos e as possibilidades de organização do universo.
Podemos falar em gêneros variados que vão do cartão-postal e do telegrama ao texto científico e conto, fábula, anedota, poema, cartaz, crônica, email, receita, manual, ofício, charge etc.
São textos que circulam no mundo, que têm uma função específica, para um público específico e com características próprias. Aliás, essas características peculiares de um gênero discursivo nos permitem abordar aspectos da textualidade, tais como coerência e coesão textuais, impessoalidade, técnicas de argumentação e outros
aspectos pertinentes ao gênero em questão.
Sirlene Aparecida Aarão
Especial para a Folha de S. Paulo
2 comentários:
Gabi: Sei quanto pesa essa correria do dia a dia! Muito trabalho, responsabilidades, casa, família... Uma infinidade de coisas que faz nosso tempo ficar curto! Desejo sorte e coragem nesta fase da sua vida! E não esqueça que todos devem ceder um pouquinho! Tudo tem limite!!!
Aproveitem a semana! Ela está só começando!! Beijos no coração de cada um de vcs!
Otimas informaçoes sobre generos textuais! Meus alunos de Postugues e Ingles também deveriam ler este post! Estou trabalhando tradução em artigos de jornais com eles... Infelizmente eles têm tantas dificuldades... Falta ler mais!
Leitura, leitura, leitura!!!!
Bjus pra vc!
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