RSS

Se a escola fosse uma orquestra- Texto de Reflexão para o primeiro dia de aula


Se a escola fosse uma orquestra, seria possível ouvir-se a sinfonia da compreensão humana?
Como haver sinfonia se cada músico está com seu instrumento em um tom? Onde está o autor da sinfonia? Ou será que a orquestra é que não quer tocá-la?
A orquestra está desafinada.
E o maestro? Deve ser responsabilizado pelo insucesso?
E os ouvintes, por que não gritam?
Estão mudos?
Não; não sabem gritar.
Gritam , às vezes, buscando em outro músico o fracasso advindo do tom desafinado que emitem.
E você? Também é músico nesta orquestra?
A escola nunca será orquestra, se cada músico não se afinar. Os músicos devem interpretar a partitura da compreensão humana, para atender a cada ouvinte na sua individualidade.
Não basta simplesmente tocar.
A harmonia entre os músicos e os ouvintes é a compreensão, o respeito, a doação, o "assumir", é a responsabilidade, o envolvimento com o trabalho.
Reaja diante da música. Se um tom soa-lhe desafinado, pare!
O ponto de espera é calmo e longo; com sua ajuda virá outra música.
Com certeza será o início de uma verdadeira orquestra onde todos possam entoar a música da Paz, da Harmonia, da Colaboração, do Respeito Mútuo.
(autor desconhecido)
Para Relaxar!

2 comentários:

Rui Carlo disse...

Pam pam pam pam...
as sinfonias acordeais acordam os bons espíritos e a música da escola, embiora em meio a muita gritaria, só poderar ser sinfônicas se instrumentos e vozes cantarem uníssonos, mas cuidado para nao cairmos na armadilha de pensar que a escola seja lugar de paz, pois é de conflito, inclusive e principalmente de conflito de idéias pois o novo se faz a partir da decifração e evolução do velho.

Zezinha Lins disse...

Gostei do comentário de Rui, mas acredito que existe paz no conflito se houver bom senso. Um abraço.

Gabriella Santos

Minha foto
Limoeiro, PE, Brazil
Sou uma pessoa que se considera realizada pessoal e profissionalmente, para quem a família está sempre em primeiro lugar. Tenho como jóias preciosas meus pais, meu marido e a minha linda filhinha. Agradeço a Deus por ter me proporcionado a alegria de viver entre pessoas tão maravilhosas. Sou professora graduada na Universidade de Pernambuco com licenciatura plena em Português/Inglês e tenho muito orgulho da minha profissão.

Wallace e Gaby - Amor Eterno

Daisypath Anniversary tickers

Clarice - Luz do meu viver

Lilypie Kids Birthday tickers

Bidu - Comedor de sandálias

PitaPata Dog tickers