quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Solução única


Conta-se que o legislador Licurgo foi convidado a proferir uma palestra a respeito de educação. Aceitou o convite mas pediu, no entanto, o prazo de seis meses para se preparar.
O fato causou estranheza, pois todos sabiam que ele tinha capacidade e condições de falar a qualquer momento sobre o tema e, por isso mesmo, o haviam convidado.
Transcorridos os seis meses, compareceu ele perante a assembléia em expectativa.
Postou-se à tribuna e logo em seguida, entraram dois criados, cada qual portando duas gaiolas. Em cada uma havia um animal, sendo duas lebres e dois cães.
A um sinal previamente estabelecido, um dos criados abriu a porta de uma das gaiolas e a pequena lebre, branca, saiu a correr, espantada.
Logo em seguida, o outro criado abriu a gaiola em que estava o cão e este saiu em desabalada carreira ao encalço da lebre. Alcançou-a com destreza, trucidando-a rapidamente.
A cena foi dantesca e chocou a todos. Uma grande admiração tomou conta da assembléia e os corações pareciam saltar do peito.
Ninguém conseguia entender o que Licurgo desejava com tal agressão.
Mesmo assim, ele nada falou. Tornou a repetir o sinal convencionado e a outra lebre foi libertada. A seguir, o outro cão.
O povo mal continha a respiração. Alguns mais sensíveis, levaram as mãos aos olhos para não ver a reprise da morte bárbara do indefeso animalzinho que corria e saltava pelo palco.
No primeiro instante, o cão investiu contra a lebre. Contudo, em vez de abocanhá-la, deu-lhe com a pata e ela caiu.
Logo ergueu-se e se pôs a brincar.
Para surpresa de todos, os dois ficaram a demonstrar tranqüila convivência, saltitando de um lado a outro do palco.
Então, e somente então, Licurgo falou: "Senhores, acabais de assistir a uma demonstração do que pode a educação. Ambas as lebres são filhas da mesma matriz, foram alimentadas igualmente e receberam os mesmos cuidados. Assim igualmente os cães.
A diferença entre os primeiros e os segundos é, simplesmente, a educação.”
E prosseguiu vivamente o seu discurso dizendo das excelências do processo educativo.
"A educação, baseada numa concepção exata da vida, transformaria a face do Mundo.”
Eduquemos nosso filho, "esclareçamos sua inteligência, mas, antes de tudo, falemos ao seu coração, ensinemos a ele a despojar-se das suas imperfeições. Lembremo-nos de que a sabedoria por excelência consiste em nos tornarmos melhores.”
* * *
Você sabia...
...que Licurgo foi um legislador grego que se calcula deva ter vivido no século quarto antes de Cristo?
E que o verbo educar é originário do latim educare ou educcere e quer dizer extrair de dentro?
Percebe-se portanto, que a educação não se constitui em mero estabelecimento de informações, mas sim em se trabalhar as potencialidades interiores do ser, a fim de que floresçam, à semelhança de bela e perfumada flor.
Redação do Momento Espírita, com base no cap. LIV do livro Depois da morte, de Léon Denis, ed. Feb.
Em 17.12.2007.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Para Refletir


Vida
É o amor existencial.
Razão
É o amor que pondera.
Estudo
É o amor que analisa.
Ciência
É o amor que investiga.
Filosofia
É o amor que pensa.
Religião
É o amor que busca a Deus.
Verdade
É o amor que eterniza.
Ideal
É o amor que se eleva.

É o amor que transcende.
Esperança
É o amor que sonha.
Caridade
É o amor que auxilia.
Fraternidade
É o amor que se expande.
Sacrifício
É o amor que se esforça.
Renúncia
É o amor que depura.
Simpatia
É o amor que sorri.
Trabalho
É o amor que constrói.
Indiferença
É o amor que se esconde.
Desespero
É o amor que se desgoverna.
Paixão
É o amor que se desequilibra.
Ciúme
É o amor que se desvaira.
Orgulho
É o amor que enlouquece.
Sensualismo
É o amor que se envenena.
Finalmente, o ódio, que julgas ser a antítese do amor, não é senão o próprio amor que adoeceu gravemente.

Francisco Cândido Xavier

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Music- From this moment on


From this moment life has begun
From this moment you are the one
Right beside you is where I belong
From this moment on

From this moment I have been blessed
I live only for your happiness
And for your love I'd give my last breath
From this moment on
I give my hand to you with all my heart
I Can't wait to live my life with you,I can't wait to start
You and I will never be apart
My dreams came true because of you

From this moment as long as I live
I will love you, I promise you this
There is nothing I wouldn't give
From this moment on

You're the reason I believe in love
And you're the answer to my prayers from up above
All we need is just the two of us
My dreams came true because of you

From this moment as long as I live
I will love you, I promise you this
There is nothing I wouldn't give
From this moment
I will love you as long as I live
From this moment on

1º Dia de Aula!!!


DIREITOS DO ALUNO:
Pedir orientação a professores, diretores e funcionários;
Receber orientação;
Utilizar corretamente as dependências da Escola;
Saber o seu rendimento escolar por boletim ou edital;
Manter amizade com professores, colegas e funcionários;
Se tratado com dignidade e respeito (justiça e igualdade – sem discriminação);
Participar das aulas;
Dialogar e solicitar explicação do professor nas horas de dificuldade;
Usar corretamente as dependências da Escola (Biblioteca, refeitório, secretaria);
Ser Avaliado com justiça;
Ser avaliado continuamente (com avaliações diversificadas)
Participar das atividades promovidas pela escola (jogos, gincanas, festividades...);
Contestar e recorrer ao órgão competente quando se julgar injustiçado;
DEVERES DO ALUNO
Cumprir as determinações dos professores e funcionários;
Ser pontual;
Participar de todas as atividades programadas: (gincanas, jogos, teatros, festivais, exposições....);
Cooperar com a limpeza e higiene do estabelecimento escolar;
Assistir as aulas vestido adequadamente (de forma apresentável, com higiene pessoal);
Ter bom relacionamento com colegas, professores e funcionários;
Cuidar do material escolar: (livros didáticos, livros da biblioteca, cartazes expostos...)
Entrar na sala de aula antes do professor;
Entregar documentos exigidos pela escola, dentro do prazo estipulado (carteira de identidade, transferência...)
Fazer avaliação que perdeu (por justa causa);
Entregar trabalhos no dia marcado pelo professor;
Reparar danos materiais;
Pedir licença antes de falar;
Saber pedir desculpas;
Aguardar sua vez de falar;
Falar com tom de voz adequado;
Saber perder;
Ser responsável;
Ser educado e bom para todos;
Demonstrar interesse por aprender;
Fazer os trabalhos com capricho (letra, asseio, nome, série, curso, turma ...);
Aproveitar as oportunidades de melhorar seu conhecimento;
Se possível avisar previamente quando vai faltar, justificando-se