terça-feira, 17 de junho de 2008

O que são gêneros textuais?


Gêneros textuais são tipos específicos de textos de qualquer natureza, literários ou não. Modalidades discursivas constituem as estruturas e as funções sociais (narrativas, dissertativas, argumentativas, procedimentais e exortativas), utilizadas como formas de organizar a linguagem. Dessa forma, podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: anúncios, convites, atas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, comédias, contos de fadas, convênios, crônicas, editoriais, ementas, ensaios, entrevistas, circulares, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias.

12 comentários:

Anônimo disse...

Gabriela, interessante sua reflexão sobre os horizontes de leitura. Conhecer os gêneros textuais também pode ser revelador das ações sociais que podemos desempenahr no meio social no qual etamos inseridos. A este respeito, recomendo a leitura dos estudos de Bazerman e Miller, autores americanos que mostram esta caracteristica dos gêneros textuais.

giu\ºº/ disse...

me ajudo no meu trabalho brigadão aw meu trabalho que valia 5 pontu aff brigadão!!!= )

mariane :] disse...

oi gente brigado pela resposta!!
ate mais e eu tirei 9 na prova e 8 no trabalho!!!

bjss mariane

corbim bleu disse...

vlw mesmo me ajudou bastante foi o menor texto dos meus trabalhaos tive gosto de escreve
bjbjbj

Anônimo disse...

meajudou no trabalho de portugues

Anônimo disse...

sua definição foi a mais clara e objetiva.Obrigada. Bel

Anônimo disse...

achei interessante, pois são poucas crianças no mundo que se interesante,pois existem várias crianças no mundo que não gostam do prazer pela leitura, e quanto melhor incentivarmos essas crianças melhor vai ser nosso mundo.E também não temos como ficar longe da leitura porque ela está em todo lugar,à todo momento,e sempre vamos precisar dela.então é bom sabermos o que é gênero textual, porque é dos gêneros que vem toda à leitura do mundo.

Anônimo disse...

muuuuuuuuuuuuito obrigado,me ajudou no meu deve de casa.valeu

Ana Carolina disse...

Obrigada me ajudou muito na minha prova.
Euh fiquei de recuperação pq a professora deu uma prova surpresa no dia que euh estava doente...
E ela ñ quiz me dar a prova depois...
mtooo obrigada!!!

Anônimo disse...

me ajudou muito brigadu bjs

Bruna disse...

Comecei o curso de Letras esse semestre e me vejo um tanto perdida ainda,gostaria de agradecer imensamente a explicação objetiva e resumida de Gênero Textual.

Anônimo disse...

Brigadäoo......ajudo no meu trabablhoo!!!!!! Vaaleuu