RSS

O que são gêneros textuais?


Gêneros textuais são tipos específicos de textos de qualquer natureza, literários ou não. Modalidades discursivas constituem as estruturas e as funções sociais (narrativas, dissertativas, argumentativas, procedimentais e exortativas), utilizadas como formas de organizar a linguagem. Dessa forma, podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: anúncios, convites, atas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, comédias, contos de fadas, convênios, crônicas, editoriais, ementas, ensaios, entrevistas, circulares, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias.

22 comentários:

serbrasileiro disse...

Gabriela, interessante sua reflexão sobre os horizontes de leitura. Conhecer os gêneros textuais também pode ser revelador das ações sociais que podemos desempenahr no meio social no qual etamos inseridos. A este respeito, recomendo a leitura dos estudos de Bazerman e Miller, autores americanos que mostram esta caracteristica dos gêneros textuais.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
giu\ºº/ disse...

me ajudo no meu trabalho brigadão aw meu trabalho que valia 5 pontu aff brigadão!!!= )

mariane :] disse...

oi gente brigado pela resposta!!
ate mais e eu tirei 9 na prova e 8 no trabalho!!!

bjss mariane

Anônimo disse...

faça uma resposta sua não precisa de copiar dea internet
Uma apresentadora como vc copiando nossa
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

corbim bleu disse...

vlw mesmo me ajudou bastante foi o menor texto dos meus trabalhaos tive gosto de escreve
bjbjbj

Anônimo disse...

eu estou estudando portuques é um tedio o professor só fica esplicando um bucado de coisas hoje ele estáva esplicando texto e contexto dai derrepente ele mudou de assunto e esse assunto foi foco na escrita
fala serio a minha turma está ENLOUQUECENDO todo mundo ele é um saco.

Anônimo disse...

meajudou no trabalho de portugues

Anônimo disse...

sua definição foi a mais clara e objetiva.Obrigada. Bel

Anônimo disse...

Anônimo, aprenda a escrever direito para depois criticar. Onde já se viu escrever de repente com dois rr; explicando com s;os acentos então já era...Ai que nojo de você...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

achei interessante, pois são poucas crianças no mundo que se interesante,pois existem várias crianças no mundo que não gostam do prazer pela leitura, e quanto melhor incentivarmos essas crianças melhor vai ser nosso mundo.E também não temos como ficar longe da leitura porque ela está em todo lugar,à todo momento,e sempre vamos precisar dela.então é bom sabermos o que é gênero textual, porque é dos gêneros que vem toda à leitura do mundo.

Anônimo disse...

à reflexão dela é interesante, mais para incentivar alguém a ler precisa mostrar o que é leitura não sinplismente, postar alguns trechos dizendo o que é gênero textul, eu posso assesar qualquer página da net e ver o que é gênero textual.

Anônimo disse...

muuuuuuuuuuuuito obrigado,me ajudou no meu deve de casa.valeu

Giovanna disse...

Po hein! Não ajudo em nada tirei 5 e o trabalho valia 10 aff

Giovanna disse...

Po hein! Não ajudo em nada tirei 5 e o trabalho valia 10 aff

Anônimo disse...

Não ajudou, porquê tu deve ser burra mesmo...

Ana Carolina disse...

Obrigada me ajudou muito na minha prova.
Euh fiquei de recuperação pq a professora deu uma prova surpresa no dia que euh estava doente...
E ela ñ quiz me dar a prova depois...
mtooo obrigada!!!

Anônimo disse...

me ajudou muito brigadu bjs

Bruna disse...

Comecei o curso de Letras esse semestre e me vejo um tanto perdida ainda,gostaria de agradecer imensamente a explicação objetiva e resumida de Gênero Textual.

Anônimo disse...

Brigadäoo......ajudo no meu trabablhoo!!!!!! Vaaleuu

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Gabriella Santos

Minha foto
Limoeiro, PE, Brazil
Sou uma pessoa que se considera realizada pessoal e profissionalmente, para quem a família está sempre em primeiro lugar. Tenho como jóias preciosas meus pais, meu marido e a minha linda filhinha. Agradeço a Deus por ter me proporcionado a alegria de viver entre pessoas tão maravilhosas. Sou professora graduada na Universidade de Pernambuco com licenciatura plena em Português/Inglês e tenho muito orgulho da minha profissão.

Wallace e Gaby - Amor Eterno

Daisypath Anniversary tickers

Clarice - Luz do meu viver

Lilypie Kids Birthday tickers

Bidu - Comedor de sandálias

PitaPata Dog tickers