domingo, 29 de junho de 2008

Festas Juninas- São João e São Pedro


De acordo com a Igreja Católica, São João Batista nasceu no dia 24 de junho, de ano incerto, antes de Cristo. Seu nascimento foi considerado um milagre, porque seus pais - Zacarias e Isabel, parente de Maria, mãe de Jesus - já haviam passado da idade fértil. Segundo a Bíblia, João Batista teria como missão anunciar a chegada do Messias, Jesus.
Ficou conhecido pelas cerimônias que realizava no Rio Jordão, onde batizou Jesus. O local, que fica em território israelense, no Oriente Médio, é hoje visitado por milhares de turistas e devotos.
Em 29 de agosto de 29 d.C, João Batista foi degolado a mando do rei Herodes Antipas e a pedido de Salomé, filha de Herodíades. Diz a Bíblia, que João Batista criticou o casamento do rei com Herodíades, que era sua cunhada, e que, por isso, Salomé teria sido instigada pela mãe a pedir a cabeça de João Batista numa bandeja.
Conhecido pelos católicos como Príncipe dos Apóstolos, São Pedro (10 a.C – 67 d.C) nasceu na Galiléia e é considerado o primeiro Papa da Igreja Católica. Teve sua história registrada nos evangelhos de João, Lucas, Mateus e Marcos. Teria sido o escolhido de Jesus para propagar a fé cristã.
São Pedro foi preso pelo rei Agripa I e enviado a Roma, onde liderou uma comunidade religiosa que seria a base da Igreja Católica Romana. Teria sido executado por ordem de Nero. Acredita-se que está enterrado sob a Catedral Basílica de São Pedro, no Vaticano (Itália).
São Pedro é considerado um santo especial no Nordeste, por ser o santo que traz as chuvas da estação e "irriga" as plantações. Há uma crença popular que diz que se no dia de São Pedro, 29 de junho, chover, a colheita será farta.

Fonte:http://pessoas.hsw.uol.com.br/festas-juninas5.htm

5 comentários:

Rui Carlo disse...

Oi minha linda, já t linkei, mas tenho que discordar de alguns pontos no teu post. Quero primeiro dizer que não é confusão, só estou falando sobre assuntos literários - como o texto se apresenta:
1. sobre João Batista está tudo conforme a narrativa bíblica, mas a própria igreja não se define se 24 de junho comemora-se João Batista (que foi decapitado) ou João Evangelista (autor do Evangelho de João, das três Epístolas Joaninas e do Apocalipse), mas isso é discussão proutra hora;
2. Como a Igreja católica só foi fundada no século IV da Era Cristã, com Constantino, e Pedro não viveu tanto assim, é improvável ele ter sido Papa, mesmo porque o papado só foi criado posteriormente a isso.
3. Quando a Igreja foi criada seus líderes eram chamados Bispos (administradores) e não Papas (papai).
4. Quanto a frase "Pedro tu és pedra e sobre esta pedra edificarei minha igreja", no original há duas palavras "petrus" e "petra", pedregulho e rocha respectivamente, e Jesus teria dito: "Pedro tu és petrus e sobre esta petra edificarei a minha igreja", referindo-se a si próprio. Isso foi assimilado por Pedro que, em Atos dos Apóstolos cap. 4, quando interrogado sobre com que autoridade ele curava doentes, Pedro disse que em nome de Jesus a rocha (petra) de esquina rejeitada por eles, e que nenhuma salvação há se não for sobre ele.
Anos mais tarde, ao escrever sua Epístola, pedro diz que Jesus é a rocha (petra) sobre a qual está edificada a igreja e nós, como pedregulhos (petrus) espirituais, estamos alicerçados nele e construímos o edificio espiritual.
Desculpe-me comentário tão grande, mas não consigo ler Bíblia sem procurar referências nos originais gregos, hebraicos, aramaico e latim clássico (nenhm livro foi escrito em latim).
Não é ara gerar discussão, é só comentário, e se vc quizer excluí-lo não me ofenderá...
No Ceará atribui-se as chuvas a Pedro 9que teria a chave do céu) e a São josé, pis se "o inverno" não chegar até 19 de março, não terá inverno [OBS: 19 de março é o dia do equinócio do outono]

Sonia Regly disse...

Querida Amiga,
Eu vou lhe linkar também, que faz isso pra mim é minha filha pois ainda não sei linkar. Obrigada por me adicionar. Hoje ainda pretendo fazer isso.Obrigada pela doce visita!!!

Sonia Regly disse...

Amiga,
Sou professora do Município do Rio. Mas trabalho na secretaria, pois tenho problemas na voz, sou formada em português-literatura.Obrigada pelo carinho, volte sempre!!!!

Francine Esqueda disse...

Olá!?
Sempre bom passar por aqui!
Lindissima fotografia!...
Que os Santos nos abençoe todos os dias....
Beijos e boa semana!

Leonor Cordeiro disse...

Tenho certeza que você vai gostar do Blogs Educativos.
Esse grupo é dirigido pela professora Fátima Franco, uma educadora que possui uma formação de primeira, com vasta experiência, que formou o grupo e conseguiu fazer daquele espaço um lugar que democratiza o saber.
BJS!