sexta-feira, 27 de junho de 2008

100 anos da imigração japonesa


Neste mês de junho, mais especificamente no dia 18, comemora-se o centenário da chegada dos imigrantes japoneses a bordo do Kasato Maru.
Foram 165 famílias que saíram de áreas pobres do norte e do sul do Japão em busca de trabalho nas lavouras de café, base da economia brasileira na época. Muitas delas preferiram se instalar em São Paulo, pois já havia muitas colônias de imigrantes, outras decidiram seguir para as culturas de borracha, na Amazônia e de pimenta, no Pará.

Mesmo enfrentando grandes dificuldades, principalmente choque de culturas, a língua diferente, a religião e os costumes, muitos japoneses decidiram se fixar no Brasil, que atualmente, possui a maior concentração de japoneses fora do Japão.
Nosso país tem muito a agradecer aos bravos japoneses, que de maneira perseverante e firme, superaram os obstáculos e nos ajudaram, e ajudam, a construir uma pátria que tem orgulho de ser um belíssimo mosaico de etnias.

3 comentários:

O Profeta disse...

Hoje o Mar adormeceu na Aurora
O dia desponta em doce calmaria
Um barco cede ao embalo do vento
Uma gaivota na escarpa o ninho vigia

Hoje o Sol pintou de luz o verde
As hortênsias são nuvens na terra
Plantadas por um deus romântico
No sortilégio que esta ilha encerra


Bom fim de semana


Mágico beijo

Rui Carlo disse...

Eu tava no Amigão lendo os comentários do post da "Elite", a empregada virtual, quando deparei contigo, do interior do interior do Nordeste, então quis ver-te melhor e te ler tb.
Gostei bastante de teu blog e vou acessá-lo outras vezes, até podermos nos linkar
Xêro

Leonor Cordeiro disse...

Também escrevi duas postagens sobre os 100 anos de imigração dos japoneses no Brasil.
Fui olhar uma postagem que eu fiz sobre Guimarães Rosa que uma querida amiga postou em seu blog e encontrei o seu comentário.
Faço parte de um grupo muito especial composto por professores chamado Blogs Educativos. Nesse grupo trocamos informações e aprendemos muitas novidades relacionadas com a internet e a educação. Você não gostaria de participar? Olhe no meu blog NA DANÇA DAS PALAVRAS o selinho do grupo, é só clicar no selinho para entrar no endereço.
Parabéns pelo seu blog!